Livro resgata batalha histórica entre indígenas e colonizadores no Espírito Santo

O escritor Leonardo Zamprogno realiza lançamento do livro “Filhos de Tupã: A Batalha do Cricaré”. O evento será em Nova Venécia na próxima quinta-feira (24), na Biblioteca Municipal “Dr. Eduardo Durão Cunha.

A obra mergulha em um dos episódios mais marcantes da história da colonização do Espírito Santo: a resistência indígena à invasão portuguesa, culminando na Batalha do Cricaré. A narrativa é conduzida sob o ponto de vista da etnia Goitacá, destacando sua coragem e a impressionante vitória contra os colonizadores — um feito frequentemente ignorado pelos registros oficiais.

Com uma linguagem envolvente e embasamento histórico, Zamprogno reconstrói cenários e personagens que revelam a complexa relação entre território, cultura e sobrevivência dos povos originários.

O livro foi selecionado pelo edital de produção literária com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), e produzido pela Lura Editorial.

Sobre o autor
Leonardo Zamprogno é escritor, designer gráfico e desenvolvedor de games, apaixonado por narrativas que entrelaçam história e ficção. Estreou na literatura através da antologia de contos de suspense “Bosque do Silêncio”, pela Lura Editorial, acompanhado do escritor best-seller, André Vianco, além de diversos outros autores, lançamento que foi realizado na Bienal do Livro de São Paulo de 2024. Com “Filhos de Tupã: A Batalha do Cricaré”, ele lança seu primeiro livro solo, apresentando uma obra que une comprometimento histórico e criatividade.

Serviço:
Lançamento em Nova Venécia:
Data: 24 de abril, (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Biblioteca Municipal “Dr. Eduardo Durão Cunha” – Rua Mateus Toscano, 35, Filomena, Nova Venécia-ES


Descubra mais sobre Pauta Capixaba

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.