Hartung descarta candidatura ao governo do Estado em 2026

Ex-governador do Espírito Santo afirmou que ajudará na formação de novos líderes a pedido do presidente da sigla, Gilberto Kassab
Depois de se filiar ao PSD na 2ª feira (26.mai.2025), o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung disse em entrevista ao Poder360 que não pretende se candidatar em 2026 para disputar o governo do Estado novamente. Também descartou uma possível candidatura ao Senado ou à Câmara.
Hartung declarou que ajudará na formação de novos líderes, a pedido do presidente do partido, Gilberto Kassab.
“Tem 6 anos que estou na sociedade civil, trabalhando na área privada, mas participando do debate nacional. Então, é essa contribuição que eu vou continuar dando, só que agora tendo uma filiação partidária”, afirmou Hartung.
O ex-governador do Espírito Santo disse também que sua filiação vem para “colaborar no campo das ideias e das propostas”.
Hartung afirmou que a ideia da filiação ao PSD veio depois de convite de Kassab. Segundo ele, não estava em seus planos se filiar novamente a nenhum partido, caso não houvesse um convite.
Segundo o ex-governador, o Brasil está com uma “diminuição do número de partidos relevantes e é possível que daqui a alguns anos haja 5 ou 6 partidos que tenham peso na conjuntura política brasileira, e é muito interessante que isso seja feito também com conteúdo programático”.
“É uma contribuição que eu posso dar para que essas agremiações fortes no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas, nos governos estaduais, nas prefeituras, possam evoluir da questão numérica de representação para um conteúdo também programático de ideias e de projetos para o país”, afirmou.
Filiação ao PSD
No evento de filiação de Hartung ao PSD na tarde de 2ª feira (26.mai), Kassab declarou que a chegada do ex-governador do Espírito Santo ao partido permitirá que a legenda aprofunde sua contribuição ao país.
“O PSD tem muito a oferecer ao Brasil. Precisamos convencer o país a trilhar o caminho certo e esquecer o populismo e a demagogia”, afirmou Hartung em seu discurso de posse.
Paulo Hartung foi governador do Espírito Santo de 2003 a 2010 e de 2015 a 2018. Antes disso, havia sido deputado estadual (1983-1990), prefeito de Vitória (1993-1996) e senador (1999-2002).
Descubra mais sobre Pauta Capixaba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.