Cadela policial Sindy morre 16 dias após ser atropelada durante operação no ES
A cadela policial Sindy, do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Espírito Santo, morreu na noite do último sábado (20), após passar 16 dias internada em decorrência de um atropelamento sofrido durante uma operação contra o tráfico de drogas em Vila Velha.
A morte foi confirmada pelo próprio BAC em uma publicação nas redes sociais. A cadela estava em tratamento desde o dia 4 de junho, quando foi atingida por uma motocicleta durante uma ação policial no bairro Zumbi dos Palmares.
Homenagem à cadela policial
Em nota publicada nas redes sociais, o BAC lamentou a morte da cadela policial e destacou sua trajetória na corporação.
Segundo o BAC, Sindy acumulava um histórico de importantes apreensões e era considerada uma das principais cadelas operacionais da unidade.
Foi corajosa ao enfrentar uma difícil cirurgia e valente ao superar as dificuldades e dores durante seu processo de recuperação. Tombou em combate, mas seu legado será eterno.
Batalhão de Ações com Cães (BAC), em publicação nas redes sociais
A corporação também agradeceu aos militares e médicos veterinários que participaram dos cuidados prestados à cadela durante todo o período de internação.
Como aconteceu o atropelamento
Sindy foi atropelada durante uma operação da Polícia Militar realizada na noite de 4 de junho, em Vila Velha. Segundo o Batalhão de Ações com Cães (BAC), a cadela havia acabado de localizar 98 buchas de maconha quando uma motocicleta desobedeceu à ordem de parada e acabou atingindo o animal durante a fuga.
Após o acidente, Sindy recebeu atendimento imediato, passou por cirurgia e permaneceu internada por 16 dias. Apesar dos esforços da equipe veterinária e dos sinais de melhora apresentados nos primeiros dias de recuperação, ela não resistiu aos ferimentos.
Comoção nas redes sociais
A morte de Sindy gerou manifestações de pesar entre policiais, autoridades e defensores da causa animal.
A deputada estadual Janete de Sá, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais da Assembleia Legislativa, publicou uma homenagem nas redes sociais.
“Hoje me despeço com tristeza de Sindy, uma guerreira que tive a oportunidade de visitar e conhecer de perto. Que seu legado de coragem, lealdade e amor permaneça vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, escreveu.
Sindy era considerada uma referência dentro do Batalhão de Ações com Cães e participou de diversas operações de combate ao tráfico de drogas ao longo de sua atuação na Polícia Militar do Espírito Santo.
Descubra mais sobre Pauta Capixaba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

